quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Serviços e Consultorias Prestadas

Olá Pessoal,

Após 15 dias de férias, vou falar um pouco hoje sobre os serviços e consultorias que estou prestando, descreverei maiores detalhes das atividades realizadas em cada uma delas, oportunamente.

Por meio da minha empresa, a RC Consultoria em TI (www.rccti.com.br), disponibilizo uma vasta gama de serviços. Tais serviços e consultorias ajudam a alavancar a área de TI das organizações para o alinhamento dos serviços de TI às estratégias de negócio. Com isso, a organização, ao utilizar os serviços da RC e/ou minhas consultorias, poderão se dedicar mais ao negócio. Os serviços prestados são dividos por áreas, são elas:

Na parte de Governança de Tecnologia da Informação:
  • Alinhamento estratégico da TI com o negócio;
  • BPM - Business Process Modeling (Mapeamento de Processos de Negócios);
  • BSC - Balanced Scoredcard;
  • Consultoria na Análise, customização e implementação de Governança de TI por meio do COBiT;
  • Consultoria na Análise, customização e implementação do Gerenciamento de Serviços de TI por meio do ITIL;
  • Consultoria na Análise, customização e implementação de Processos para Gerenciamento de Projetos - PMBOK; e
  • Gerenciamento de Riscos.
Já na área de Desenvolvimento de Software:
  • Consultoria e Desenvolvimento de aplicativos que atendam os normativos para SPED - Serviço Publico de Escrituração Digital e ECD - Escrituração Contábil Digital;
  • Consultoria na especificação de requisitos de software, a partir do mapeamento de processos de negócio, para uma arquitetura voltada a SOA - Service Oriented Archtecture; e
  • Consultoria e Auditoria em processos do CMMI e MPS.BR.
E por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado do aperitivo: a viagem é claro.

3 comentários:

  1. Diogo,

    Aconselho incluir um produto essencial à Governança de TI, muito pouco explorado pelas empresas - o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

    Tal documento deve ser a diretriz máxima da área de TI - entretanto não deve ser elaborado pela mesma. O PDTI é um produto derivado do Plano Diretor Estratégico (PDE), este, elaborado pela alta direção das empresas. Sendo assim, o PDTI também deve ser elaborado pela alta direção.

    Outro produto que aconselho para seu portfólio é o "Scrum", pois percebo que é cada vez mais comuns o uso de métodos de desenvolvimento ágil.

    ResponderExcluir
  2. Thiago,

    Obrigado pela sua participação.

    Recentemente participei do processo de implantação de alguns processos do COBiT, dentre os 34 recomendei a implantação de 4, para não onerar demais.

    Um dos processos a serem implantados é Definir o Plano Estratégico da TI presente no dominio Planejamento e organização. Tal processo tem a finalidade de apurar e planejar as necessidades da TI para que esta fique em consonância com o Planejamento Estratégico da organização.

    Não discordo da sua opnião, porém, é de suma importância que a TI esteja presente na elaboração do PDTI. Em geral, afirmo que este pode ser sim, feito pela TI, mas desde que esta tenha ciencia do Plano Estratégico da organização.

    Estou trabalhando na publicação do próximo artigo, que é dissecar todo o COBiT, assi, ficará mais claro qual é a participação de cada área e da TI no todo. Falando em COBiT, tu já o conhece?

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Diogo,

    Conheço o CobiT desde a versão 4.0 de 2005. É um framework muito utilizado para realizar Auditoria em TI.

    Inclusive, sou membro da ISACA (instituição mantenedora do framework) desde 2008.

    T+

    ResponderExcluir